quarta-feira, 4 de setembro de 2013

16. SUBSTRATO PARA BONSAI.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.jardimbonsai.com.br/insumos/substrato/substrato-para-bonsai/


Substrato para Bonsai

substrato para bonsai é considerado um dos pontos mais importantes no cultivo desta arte. Muitos dizem que a formulação correta do substrato é o que diferencia um bonsaísta experiente.
Substrato, solo, “terra”, composto, insumo, e alguns outros nomes são utilizados para definir o meio aonde a planta vai se sustentar e adquirir seu alimento. Por estar em um vaso raso (portanto com pouco substrato), o bonsai precisa de maiores cuidados para garantir o desenvolvimento saudável de suas raízes. O clima e a espécie são as variáveis mais importantes nesta equação.
O problema é que não existe o substrato ideal. Este é um assunto um pouco complicado e com algumas divergências.
Para criar um substrato para bonsai é importante seguir as regras:
1. Boa aeração
2. Baixa compactação
3. Granulometria entre 2 a 5 milímetros
4. pH ideal
Vamos explicar com mais detalhes.
1. Aeração
Com boa aeração (espaços vazios onde possa circular o ar) garantimos oxigênio para as raízes.
2. Compactação
O substrato não deve compactar-se como terra comum , pois isso faz aumentar a umidade, asfixiando, apodrecendo e matando as raízes e, consequentemente, a planta.
3. Granulometria
Granulometria entre 2 a 5 milímetros garante aeração e sustentação, propiciando a fixação das raízes e a planta como um todo. Além disso, o substrato oferece boa drenagem mantendo a retenção de umidade e nutrientes suficientes e um bom espaço para crescimento das raízes
4. pH
O pH do substrato deve ser definido de acordo com a espécie cultivada. Um método prático para se determinar o pH do solo é a observação através do tamanho das folhas: folhas maiores, pH mais ácido; folhas menores, pH mais alcalino. Com exceção das azaleias. Se o solo tiver aeração, retenção de umidade e drenagem adequadas, o pH não será um grande problema .
Componentes do substrato
Ao escolher os componentes dê preferência aos grãos mais ásperos em relação aos grãos lisos e meio vítreos (exemplo: prefira dolomita a cascalho de rio lavado). Os grãos mais ásperos possuem área de superfície maior que o grão liso e isso proporciona uma capacidade de retenção de líquidos maior.
Pedriscos: cascalho de rio lavado, dolomita ou pedriscos de filtro de piscina
cascalho  dolomita
 
Cacos: telhas ou tijolos moídos, terra de cupinzeiro ou argila expandida
Cupinzeiro  Tijolo moído
 
Uma mistura de uso geral seria:
40% de pedriscos
40% de cacos
O resto da formulação pode ser dividido em areia lavada, terra vegetal e um pouco de terra adubada e carvão vegetal. No caso das azaleias, acrescentar um pouco mais de material orgânico, para acidificar o substrato.
Em geral, não se acrescenta material ou adubo orgânico, nem adubos químico ao substrato. Os nutrientes que a planta exigir serão colocados periodicamente através de adubos específicos.
Preparação do substrato
Para conseguirmos a granulometria ideal precisamos utilizar duas peneiras. Uma entre 1 ou 2 milímetros de malha e a outra entre 4 ou 5 milímetros de malha. Os componentes do substrato devem ser peneirados na peneira de malha maior, o que não passar por esta, deve ser moído até passar completamente. Depois peneiramos na peneira menor. Nesse caso, o que passar tem que ser descartado, pois é pó ou pequeno demais. O que sobrar será utilizado.

Se você está iniciando na arte do bonsai e achou muito complicado a formulação do substrato recomendo que você compre substratos prontos. É possível encontrar o substrato para bonsai em viveiros ou em alguns sites na internet.
Alguns dele:
Ideal Bonsai
Nipon Bonsai
As fotos deste artigo foram retiradas de:
Atelier do Bonsai – Substrato
Mais informações sobre formulação de substratos podem ser encontradas também em:
Projeto Bonsai – Substrato
Arte Bonsai – Solo

Nenhum comentário:

Postar um comentário