quarta-feira, 4 de setembro de 2013

18. BONSAI, A ARTE MILENAR.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://jardim-das-hesperides.blogspot.com.br/2013/02/bonsai-arte-milenar.html


Bonsai, a arte milenar


Você conhece os Bonsais? Não?! Não sabe o que está perdendo! Leia um pouquinho sobre a história dele!

Uma pequena introdução... 

Foto: google imagens.
A tradução literal doideograma japonês bonsai é: plantado em uma bandeja, ou seja, é a arte que consiste em manter uma planta por tempo indeterminado em um pequeno recipiente (vaso raso), controlando seu crescimento e modelando-o lentamente ao longo do tempo. Segundo registros, a arte do bonsai se originou na China há aproximadamente 2.000 anos, e somente foi introduzida no Japão por volta do ano 1.200, sendo este país, o principal responsável pela sua difusão e desenvolvimento.

Durante séculos, da mesma forma que em quase todas as artes, o bonsai esteve reservado a setores privilegiados da sociedade e suas técnicas eram transmitidas apenas de pais para filhos e de mestres a discípulos.

Na atualidade, o bonsai está amplamente difundido em todo o mundo, não somente como um hobby, mas também como uma forma diferenciada de arte terapia.
Cultivar um bonsai não é muito diferente de qualquer outra tarefa da jardinagem convencional. O ideal é adquirir no início, plantas de fácil manutenção e que se adaptam a região ou clima onde será cultivada. Já que existem espécies que se adaptam melhor a pleno sol e outras que podem ser cultivadas em locais sombreados.

Assim é o bonsai, a conjugação de arte e natureza guiadas pelas mãos do homem. Suas origens milenares e orientais provem de uma concepção particular do universo, onde nela o ser humano não é o centro, mas sim "parte de..." e onde a sabedoria provem da contemplação.

Cuidados básicos:

Para aplicar as técnicas com segurança, é imprescindível que o bonsai esteja crescendo saudável e vigoroso.

Foto: google imagens.
Ambiente: Devemos lembrar que o bonsai antes de tudo é uma árvore.  Os locais onde podem ser cultivados são os ambientes internos e os externos.

Foto: google imagens.
Interno: A luz é o elemento mais importante, portanto o lugar ideal para situá-lo dentro de casa será em um local arejado e perto de uma janela grande e iluminada, e afastado de locais que irradiem calor; como por exemplo, um aparelho de TV. A distância máxima da janela deverá ser de um metro.

Externo: O melhor lugar para cultivá-lo sem dúvida é o ambiente externo, inclusive ficando exposto ao sol direto, vento e chuva, como uma árvore na natureza. Devemos apenas evitar as horas de sol mais quentes no verão, onde o ideal será colocá-lo em um local mais sombreado. Em regiões com invernos rigorosos, devemos proteger as plantas mais sensíveis das possíveis geadas. Mas quem resiste a possibilidade de ter uma árvore dentro de casa?

Rega: A rega é o principal fator que determina o sucesso no cultivo do bonsai, pois os vasos são pequenos e rasos e exigem regas mais frequentes que as plantas cultivadas em vasos normais. A rega deverá ser feita com uma mangueira ou regador de bico fino, e em toda a extensão do vaso. Repetimos esta operação várias vezes até que a água comece a sair pelos orifícios de drenagem. O ideal é voltar a regar somente quando a superfície do vaso estiver levemente seca para evitar que o solo permaneça sempre encharcado. Para vasos pequenos a rega deve ser diária, sendo que no verão talvez seja preciso regar mais de uma vez ao dia. No caso de viagens curtas, deixar o vaso imerso até a metade em um recipiente com água.

Pulverização: A pulverização é importante para limpar o pó das folhas, proporcionar umidade e refrescar as plantas nos momentos mais quentes do verão, sendo especialmente conveniente quando as plantas se encontram em um ambiente interno, aonde nunca chega a chuva e o orvalho da manhã. Nestes casos, o bonsai deverá ser borrifado, se possível, várias vezes ao dia. Nunca devemos utilizar o pulverizador para regar os bonsai, já que molharíamos somente o solo superficialmente e a água não chegaria até as raízes.

Foto: Barbara Fiedler.

Adubação: A forma mais fácil e prática de fornecer nutrientes ao bonsai é através de adubos químicos NPK que contenham micronutrientes. Adubar a cada quinze dias na primavera e no outono, e uma vez por mês no verão e inverno.

Pragas e doenças: As pragas e doenças que afetam os bonsai são as mesmas encontradas nas plantas convencionais, portanto o tratamento será praticamente o mesmo.

Muitos dos problemas que aparecem estão relacionados com a falta ou excesso de regas, e nos bonsai de interior com a falta de luz, ventilação e umidade ambiental. Hoje encontramos com facilidade produtos diversos para o tratamento.

Transplante: Esta técnica consiste em retirar a planta do vaso, desfazer o torrão com um “hashi” (palito de bambu ou madeira) ou garfo e cortar cerca de 30 a 40% das raízes. Em seguida, prepare um novo vaso, com pedaços de tela plástica nos orifícios de drenagem e coloque um pouco de substrato no fundo, utilizando o “hashi” para fazer com que a terra penetre no meio das raízes.

A frequência do transplante varia conforme a espécie e a idade da árvore, mas em geral podemos dizer que os bonsai mais jovens devem ser transplantados a cada um ou dois anos, e os mais maduros a cada três ou cinco anos. A melhor época para realizar esta operação é no final do inverno ou início da primavera. O substrato utilizado deverá ter uma boa drenagem com pelo menos 30% de areia grossa ou pedrisco em sua composição.

Após o transplante é conveniente deixar o bonsai na sombra por aproximadamente trinta dias.

Técnicas de modelagem:

As técnicas que permitem conduzir o crescimento do bonsai são denominadas de técnicas de modelagem, podem ser utilizadas em conjunto ou separadamente conforme o caso. As principais são:

Poda: Podar é dirigir a formação de uma árvore dentro do estilo desejado eliminando os galhos defeituosos e desnecessários. A melhor época para podar coincide com o período de repouso vegetativo do bonsai, ou seja, durante o inverno. Nas podas mais drásticas é indicado utilizar uma pasta cicatrizante para evitar a entrada de fungos e bactérias.
Os alicates ou tesouras de poda bem afiados ajudam na realização de cortes limpos e precisos.

Pinçagem: Esta técnica é utilizada para aumentar à densidade da folhagem, reduzir o tamanho das folhas e complementar a formação do bonsai. Deixamos crescer seis a oito pares de folhas e então cortamos o broto deixando apenas um ou dois pares. Repete-se este processo durante toda a estação de crescimento.

Técnica de aramagem.
Foto: google imagens.
O formato ideal à copa da árvore é o cônico. Os brotos ladrões que saem da base do tronco devem ser eliminados assim que surgirem para não roubarem a força de crescimento da árvore.

Aramação: Técnica de formação complementar da poda que serve para corrigir defeitos e orientar o crescimento do tronco e galhos de forma ordenada. Devemos colocar o arame nos galhos que iremos trabalhar e com uma ligeira pressão dos dedos sobre o arame enrolado, dobramos o galho suavemente, colocando-o na posição desejada.

Bom cultivo!

Fonte: Manual de Cuidados Bonsai do Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário